sexta-feira, 12 de junho de 2020

Navio Stellar Banner sendo afundado nas águas do Maranhão

As imagens são impressionantes: em menos de 2 minutos, toda a estrutura de um verdadeiro “gigante do mar” é engolida no meio do oceano Atlântico, na costa maranhense.

Fase de reflutuação do navio encalhado na costa do Maranhão chega ...

A Marinha do Brasil já tinha confirmado que o Navio Mercante Stellar Banner não havia como ser reparado e, por isso, teria que ser afundado. O afundamento ocorreu exatamente às 10h desta sexta-feira (12), de acordo com a nota emitida pela Marinha, por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4oDN).

Apesar do momento crucial ter ocorrido de forma rápida, os procedimentos para que o afundamento fosse realizado se iniciaram às 5h e transcorreram, ainda segundo a nota da MB, como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental. A nota assegura que a fase de preparação para o afundamento ocorreu “em consonância com os pareceres da Sociedade Protection and Indemnity (P&I) e da organização ITOPF (International Tanker Owners Polutions Federation) que reúnem boas práticas mundialmente reconhecidas nas questões ambientais”, apresenta o texto.
Mancha no mar
Assim que é afundado, o navio jorra líquido de cor marrom, que seria a mistura da água do mar com resíduos do minério de ferro transportados pelo navio graneleiro. Na quarta-feira (3), a Marinha do Brasil já havia informado o encerramento da fase de retirada da carga, com remoção de cerca de 145 mil torneladas de minério de ferro.De acordo com as autoridades marítimas, agora, após o afundamento, haverá monitoramento da área. “O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico ‘Iguatemi’, da MB, permanecerão na área pelos próximos três dias, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltem do Navio e manchas de óleo na cena de ação”, diz o comunicado, que também informa participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a contratação da aeronave POSEIDON, que realizou voos nesta manhã e continuará no local pelos próximos dias. A Capitania dos Portos do Maranhão também irá manter a fiscalização com as autoridades ambientais estaduais e federais.
Veja o vídeo;

Fonte: O imparcial

2 comentários:

  1. Pq não tira do mar e reciclam não iria sujar o oceano mesmo que fosse mais caro retirar o navio doque afundar o navio...

    ResponderExcluir