terça-feira, 8 de julho de 2014

Jovem morto por urso polar "foi arrancado de barraca" no Ártico

Horatio Chapple


Um relatório sobre a morte de um adolescente inglês atacado por um urso polar na Noruega revelou que o jovem de 17 anos foi arrancado de sua barraca pelo animal e que houve falhas no esquema de segurança montado no acampamento.
Horatio Chapple, de 17 anos, morreu em agosto de 2011 durante uma expedição escolar em Svalbard, um arquipélago norueguês no oceano Ártico.
Ele dormia quando um urso rasgou a lateral de sua barraca, o arrastou para fora dela e causou ferimentos mortais na sua cabeça.
O animal ainda feriu mais quatro pessoas, dois adultos e dois adolescentes, antes de ser abatido a tiros.
Inquérito
O relatório foi encomendado pela British Exploring, a ONG de educação que organizou a expedição, a uma comissão liderada por um ex-juiz e só foi divulgado agora, a pedido da família da vítima, para coincidir com a abertura de um inquérito sobre o acidente, na segunda-feira (7).
Segundo a investigação da comissão, o sistema de alerta erguido no local, com minas que explodiriam no contato com arames esticados ao redor do acampamento, falhou quando o urso invadiu o local.
Além disso, foram apontadas outras falhas, como falta de sinalizadores e armas suficientes para garantir a proteção do grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário